A década de 60 foi um período conturbado na História Mundial e não o deixou de ser para o Brasil. Em um mundo imerso em plena Guerra Fria, as ditaduras começavam a se instaurar firmemente na América do Sul, área sob a esfera de influência Norte-Americana. Neste contexto, instaurou-se o período que é conhecido como a Ditadura Militar no Brasil, que perdurou de 1964 a 1985.
Como forma de manipular a consciência popular e conter a "ameaça" socialista, os governos militares passaram a intervir nas formas de comunicação em massa, censurando tudo aquilo que não se adequasse aos padrões impostos por este novo regime. Nos anos de chumbo, com o decreto do AI-5, esta censura passou a ser considerada uma repressão que fazia o Estado Novo fascista de outrora parecer mera piada.
Neste período, surgiram vários movimentos artísticos de grande significado para a estruturação da identidade cultural brasileira tal qual a conhecemos. Em um estranho paradoxo, a censura passou a exigir uma maior criatividade dos artistas, de modo a driblar estes veículos de repressão tanto artística quanto informacional. Em meio a isto, surgem movimentos como a Tropicália, a Jovem Guarda (esta por sua vez não tão engajada) e o Clube da Esquina. Tratemos deste último.
O Clube Da Esquina foi um movimento musical que nasceu na região das Minas Gerais. Entre suas propostas, estava principalmente a fusão do Regional com o Pop, ou seja, uma espécie de Antropofagismo, como provavelmente gostaria de colocar Oswald De Andrade. De certa maneira, pode-se dizer que isto seria alcançado pelo aproveitamento de elementos da música global daquela época, como o Jazz e o Rock'N Roll, este último representado na época por nomes como os Beatles e os Rolling Stones; e elementos nacionais, como a Bossa Nova.
O movimento se consolida a partir do lançamento do incrível disco homônimo, creditado a Milton Nascimento e a Lô Borges. O disco, até por sua extensão (são 21 composições), consegue representar muito bem o que o próprio movimento propunha: Consegue explorar a diversidade de influências da época, juntando sempre elementos brasileiros e regionais e navegando pela música erudita, pelo rock e pelo Jazz. Algumas canções até manifestam o engajamento político de então, como são exemplos "Cais" e "San Vicente".
1 -Tudo Que Você Podia Ser
2 - Cais
3 - O Trem Azul
4 - Saídas E Bandeiras N°1
5 - Nuvem Cigana
6 - Cravo & Canela
7 - Dos Cruces
8 - Um Girassol Da Cor Do Seu Cabelo
9 - San Vicente
10-Estrelas
11-Clube Da Esquina N°2
12-Paisagem Da Janela
13-Me Deixa Em Paz
14-Os Povos
15-Saídas E Bandeiras N°2
16-Um Gosto De Sol
17-Pelo Amor De Deus
18-Lilia
19-Trem De Doido
20-Nada Será Como Antes
21-Ao Que Vai Nascer
DOWNLOAD
postado por Caio Bucaretchi
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário