
The Jazz Crusaders é uma banda norte-americana fundada na década de 60. A variedade de influências presentes na música do grupo é fantástica. Fiquei impressionado ao me dar conta que se tratava de um grupo norte-americano, pois a marca maior de seu som é a forte presença de ritmos latinos.
A coluna cervical da banda está nos sopros. Para os flautistas e saxofonistas de plantão, este disco é um prato cheio. O piano, seguindo o estilo do jazz cubano também adiciona um tempero essencial e os vários instrumentos de percussão proporcionam o toque final desta salada de ritmos. O resultado é uma das mais originais bandas de Jazz até então.
Dentres as influências do grupo, estão principalmente os ritmos latinos, como a música cubana e a salsa; mas também há, no fundo, a presença do soul e do jazz. Por mais que possam parecer antagônicos, a união desses estilos é feita com tal sutileza e maestria que tudo parece de uma soberana naturalidade.
Muito recomendado a todos, ainda mais àqueles que querem fugir um pouco do jazz-standard para um tipo mais eclético de música.
1 - Água Dulce [sweetwater] (5:25)
2 - Soul Bourgeoisie (7:25)
3- Ontem A Note (4:20)
4 - Tough Talk (2:39)
5 - Tacos (4:09)
6 - Latin Bit (4:09)
7 - The Breeze And I (5:09)
8- Dulzura (4:37)
DOWNLOAD