domingo, 7 de dezembro de 2008

Genesis - Nursery Crime (1971) + Foxtrot (1972)

Os outros grandes méritos do Genesis, com certeza à altura do aclamado "Selling England By The Pound", ficam para "Nursery Crime" e "Foxtrot". Estas maravilhas da época progressiva do Genesis, ainda com o teatral Peter Gabriel como frontman, são a base de todo o respeito que o grupo herdou por seu trabalho.

Não é por menos. As duas obras juntas contém quatro das cinco principais composições que fizeram do Genesis um dos ícones do progressivo. Estes destaques ficam para "The Musical Box" e "The Fountain Of Salmacis" em "Nursery Crime" e, em "Foxtrot", para "Watcher Of The Skies" e à fabulosa "Supper's Ready". O 5º destaque fica para "Firth Of Fifth", de "Selling England By The Pound".

Foxtrot



1- Watcher Of The Skies (7:22)
2- Time Table (4:47)
3- Get'Em Out By Friday (8:36)
4- Can-Utility and The Coastliners (5:46)
5- Horizons (1:43)
6- Supper's Ready (22:51)

DOWNLOAD

Nursery Crime



1- The Musical Box (10:30)
2- For Absent Friends (1:48)
3- The Return Of The Giant Hogwee (8:10)
4- Seven Stones (5:11)
5- Harold The Barrel (3:01)
6- Harlequin (2:56)
7- The Fountain Of Salmacis (7:54)

DOWNLOAD


postado por Caio Bucaretchi

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Caio!
Concordo com vc a respeito do valor antológico dessa trilogia. Especialmente "Foxtrot" e " Selling England by the Pound" . O "Nursery cryme" eu acho que já apontava pros outros dois, mas não alcançou o desbunde musical deles, embora "the musical box" e " harold the barrel" sejam músicas tão ricas quanto belas e, pra mim, os destaques do disco! Talvez destacasse ainda "harlequin" que, enquanto canção, lembra a já comentada "more fool me".
"Foxtrot" é o topo, é o que eu desejaria pra todos os van-der-graafes do rock progressivo: lirismo musical e poético, melodia a favor dos ouvidos. É muito bem costurada as partes das músicas, não é enfadonho. Acrescentaria a sua lista "Getem Out By Friday" !
Fico aguardando agora o comentário do "The lamb lies down on broadway", o último disco que realmente me interessa na carreira da banda. Depois disso, infelizmente, é ladeira abaixo...
Sobre o post do Van der Graaf, eu só vim a conhecer o trabalho com o seu link. Na primeira música, que gstei muito, pensei que fosse um clone do David Bowie...rsrs
Mas as outras faixas não me pegaram.
Além da sugestão de post pro "lamb lies down..." gostaria de ler sua opinião sobre o King Crimson, outra grande banda da década de 70;-)
Grande abraço e boa sorte com o vestibular!

caiobuca disse...

Haha, realmente. É que já foi um grande esforço pra mim destacar poucas músicas desses 2 álbuns, pq acho q todas as faixas dos 2 discos são geniais, principalmente "Supper's Ready", que venho escutando umas 3x por dia, hehe. Sobre "Van der Graaf Generator", eu acho "Godbluff" muito bom, mas que não chega aos pés de "Pawn Hearts". Coloquei aqui por achar algo mais palpável. Se tiver interesse, baixe o "Pawn Hearts". Ah, sobre "The Lamb Lies Down On Broadway", eu nunca cheguei a realmente escutar ele com mta atenção, mas agora que vc comentou, vou tentar dedicar um pouco de tempo a isso e do King Crimson eu gosto muito do In The Court, tanto que me submeti à exploração de pagar quase 60 reais nele, o preço dos CDs no Brasil é um absurdo, mas acho que esse disco mereceu o investimento. Quanto ao resto do trabalho deles, não conheço tanta coisa, com exceção de Islands e In The Wake Of Poseidon, mas mto obrigado pelo comentário e vou tentar conhecer um pouco mais de ambos, haha.

Abraços e obrigado pelo "Boa Sorte" no vestibular. Unesp é a partir desse domingo e eu espero passar, hahaha.