quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Milton Nascimento & Lô Borges - Clube Da Esquina (1972)

A década de 60 foi um período conturbado na História Mundial e não o deixou de ser para o Brasil. Em um mundo imerso em plena Guerra Fria, as ditaduras começavam a se instaurar firmemente na América do Sul, área sob a esfera de influência Norte-Americana. Neste contexto, instaurou-se o período que é conhecido como a Ditadura Militar no Brasil, que perdurou de 1964 a 1985.

Como forma de manipular a consciência popular e conter a "ameaça" socialista, os governos militares passaram a intervir nas formas de comunicação em massa, censurando tudo aquilo que não se adequasse aos padrões impostos por este novo regime. Nos anos de chumbo, com o decreto do AI-5, esta censura passou
a ser considerada uma repressão que fazia o Estado Novo fascista de outrora parecer mera piada.

Neste período, surgiram vários movimentos artísticos de grande significado para a estruturação da identidade cultural brasileira tal qual a conhecemos. Em um estranho paradoxo, a censura passou a exigir uma maior criatividade dos artistas, de modo a driblar estes veículos de repressão tanto artística quanto informacional. Em meio a isto, surgem movimentos como a Tropicália, a Jovem Guarda (esta por sua vez não tão engajada) e o Clube da Esquina. Tratemos deste último.


O Clube Da Esquina foi um movimento musical que nasceu na região das Minas Gerais. Entre suas propostas, estava principalmente a fusão do Regional com o Pop, ou seja, uma espécie de Antropofagismo, como provavelmente gostaria de colocar Oswald De Andrade. De certa manei
ra, pode-se dizer que isto seria alcançado pelo aproveitamento de elementos da música global daquela época, como o Jazz e o Rock'N Roll, este último representado na época por nomes como os Beatles e os Rolling Stones; e elementos nacionais, como a Bossa Nova.

O movimento se consolida a partir do lançamento do incrível disco homônimo, creditado a Milton Nascimento e a Lô Borges. O disco, até por sua extensão (são 21 composições), consegue representar muito bem o que o próprio movimento propunha: Consegue explorar a diversidade de influências da época, juntando sempre elementos brasileiros e regionais e navegando pela música erudita, pelo rock e pelo Jazz. Algumas canções até manifestam o engajamento político de então, como são exemplos "Cais" e "San Vicente".




1 -Tudo Que Você Podia Ser

2 - Cais

3 - O Trem Azul

4 - Saídas E Bandeiras N°1

5 - Nuvem Cigana

6 - Cravo & Canela

7 - Dos Cruces

8 - Um Girassol Da Cor Do Seu Cabelo
9 - San Vicente
10-Estrelas

11-Clube Da Esquina N°2

12-Paisagem Da Janela

13-Me Deixa Em Paz

14-Os Povos

15-Saídas E Bandeiras N°2

16-Um Gosto De Sol

17-Pelo Amor De Deus

18-Lilia

19-Trem De Doido

20-Nada Será Como Antes
21-Ao Que Vai Nascer


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postado por Caio Bucaretchi

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