sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Easy Rider




Peter Fonda: Sabem....este país já foi muito bom.....não entendo o que está acontecendo com ele...
Dennis Hopper: Todos viraram covardes, é isso! Nós nem podemos ficar num hotel de segunda! O cara pensou que nós íamos matá-lo....eles têm medo.
Jack Nicholson: Não Têm medo de vocês, mas do que vocês representam....
Dennis Hopper: cara, para eles, só representamos alguém que tem que cortar o cabelo...
Jack Nicholson: Não, para eles, vocês representam a liberdade!
Dennis Hopper: E qual é o problema? Liberdade é legal!
Jack Nicholson: É verdade, é legal mesmo... mas falar da liberdade e vivê-la são duas coisas diferentes. É difícil ser livre quando se é comprado e vendido pelo mercado,. Mas nunca diga a alguém que ele não é livre...proque ele vai tratar de matar e aleijar para provar que é. Eles falam sem parar da liberdade individual, mas quando veem um indivíduo livre, ficam com medo.
Dennis Hopper: Eu não boto ninguém para correr de medo.
Jack Nicholson: Não. É Você quem corre perigo.





Easy rider, em português "Sem Destino". Lançado em 1969, esse filme é a cena perfeita da contracultura predominante nos anos 60. Em tudo, desde sua posição ideológica, personagens, música, tipos de cenas nas quais a natureza é focalizada e em passagens psicodélicas ( como os 20 minutos quase finais onde os personagens principais viajam em ácido), o filme consagra a contra cultura vigente na época.

Bom, o roteiro do filme é simples. Dois caras vendem uma grande quantidade de drogas, ganham muita grana e lançam-se na estrada sem destino nenhum, pela mítica rota66 dos EUA , buscando alcançar a costa leste. Parece muito simples, e é. Mas o que faz a diferença nesse filme é a fotografia, que compõe todo o corpo do filme : lindas paisagens do interior dos Estados Unidos sendo desbravadas, naquele silêncio da natureza profundo, cortado pelos sons das motos ( que para apreciadores dessas máquinas são um prato cheio, lindas choppers antigas ) e pela trilha sonora ( cujo link para baixar postarei) maravilhosa. Esta , inclusive, varia desde o folk até o psicodelismo e combina perfeitamente com as cenas, transmitindo muita paz. Dessa forma, é a essência dos "road movies"- cenas lindas e a trilha sonora ao fundo- e em todos os filmes desse tipo, há referências ou influências diretas de easy rider, desde "motoqueiro fantasma" até " diário de motocicleta". Em "motoqueiros selvagens", a piada do relógio é uma referência direta: a cena em que Peter Fonda pega o relógio e o joga ao chão, mensagem contra a sociedade e as regras, é parafraseada no filme, bem como sua aparição nesse filme e no "motoqueiro fantasma".






Senhores, ótimo filme.

Ficha técnica:

Sem Destino (Easy Rider, 1969) »

Direção: Dennis Hopper»

Roteiro: Peter Fonda, Dennis Hopper.»

Origem: Estados Unidos»

Duração: 95 minutos»

Elenco: Jack Nicholson, Peter Fonda, Dennis Hopper, Karen Black e Toni Basil




postado por Ricardo

2 comentários:

caiobuca disse...

Esse diálogo é foda...

Unknown disse...

Esse filme, junto de On the Road, são sinônimos de liberdade...
por isso são tão apaixonantes