sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Genesis - Selling England By The Pound (1973)


Genesis foi uma das mais influentes bandas do cenário progressivo britânico. Após render alguns bons álbuns no gênero, o grupo, no entanto, mudou sua orientação musical radicalmente, fazendo um som mais pop e ausentando-se em grande escala do experimentalismo antes presente em suas obras. Isso deveu-se principalmente à saída do vocalista (e flautista) Peter Gabriel e do guitarrista Steve Hackett, com o baterista Phil Collins assumindo o vocal.

A banda em sua fase áurea do progressivo consistia de Peter Gabriel nas vozes, Steve Hackett na guitarra, Mike Rutherford no baixo, Phil Collins na bateria e Tony Banks nos teclados. Essa formação rendeu as maiores obras progressivas do Genesis: Nursery Crime, Foxtrot e Selling England By The Pound.

Das vezes que ouvi, notei algumas diferenças do progressivo do Genesis, assemelhando-se em alguns aspectos até com Yes (outro dos grandes nomes do progressivo), particularmente em um, em contraposição aos outros grupos do gênero: priva-se em vários momentos do exagerado experimentalismo dos demais (que de vez em quando chega a ser até cansativo). Com isso, digo respeito aos grandes intervalos das composições de outros grupos ou o uso de timbres extremamente inesperados e... bem... progressivos (Insira aqui: coisa que não entendo muito bem). Em resumo, Genesis é Rock Progressivo com menos enrolação, mas sem pecar na qualidade.

Claro que a aptidão musical do grupo também era excelente e ajudou bastante na manutenção de um som mais agradável e menos cansativo. Phil Collins, apesar de soar como um grande boçal ao microfone nos anos seguintes, até consegue ser um bom backing vocal, e, diga-se de passagem, um excelente baterista. Peter Gabriel não é nenhum Ian Anderson na flauta, mas quebra o galho e tem uma ótima voz, o que é o principal. Para Steve Hackett, não há muitas palavras que o descrevam, basta se ouvir o solo de "Firth Of Fifth". Mike Rutherford tem ótimas linhas de baixo e também esbanja categoria e Tony Banks surpreende nas composições e nas bases criativas que sustentam o som do grupo, novamente com destaque para Firth Of Fifth nos temas trabalhados em seu teclado.

Em Selling England By The Pound, os grandes destaques ficam para "Dancing With The Moonlit Knight", "I Know What I Like (In Your Wardrobe)", "The Battle Of Epping Forest", "The Cinema Show" e, claro, "Firth Of Fifth". Era mais fácil dizer praticamente o disco todo, até porque a última faixa do disco, também o encerra muito bem, apesar de sua curta duração. A única mácula mesmo é "More Fool Me", que até se assemelha um pouco ao som que o grupo viria a fazer alguns anos mais tarde.

1- Dancing With The Moonlit Knight (8:04)
2- I Know What I Like (In Your Wardrobe) (4:08)
3- Firth Of Fifth (9:37)
4- More Fool Me (3:09)
5- The Battle Of Epping Forest (11:46)
6- After The Ordeal (4:15)
7- The Cinema Show (11:05)
8- Aisle Of Plenty (1:32)

DOWNLOAD

postado por Caio Bucaretchi

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Caio, foi uma prazer achar esse seu blog. Ver essa capa do Selling England...já sonhei muito ouvindo esse som!
Achei suas considerações sobre o disco muito próprias. Senão por considerar More fool me como uma trave...rsrsrs
Adoro essa canção tb e acho que ela remete mais ao início folk da banda do que aquela baboseira pós Gabriel.
Abraço,
Clower Curtis

caiobuca disse...

Muito obrigado pelo seu comentário, Clower. É bom de vez em quando nos depararmos com pelo menos alguma prova de que realmente há leitores nesse blog, até pq muito poucos comentam (nenhum, na verdade). Ah, e a referência no plural serve também para dizer que o blog não é somente meu e sim meu e de alguns amigos (que não postam há algum tempo aliás, hehe)

Quanto a More Fool Of Me, acho q fui um pouco sensacionalista, hahaha. Eu não odeio a música, mas considero a mais fraca do álbum e a única q foge do progressivo que o grupo se propõe a fazer nas demais.

Espere por material novo nos próximos meses, o blog anda desatualizado pois nós, moderadores, estamos em fase de vestibular e tem sobrado pouco tempo para nos dedicarmos ao blog.

Fico muito grato pelo seu comentário e, também, muito feliz pelo fato de vc ter gostado do blog! Comentários deste tipo nos motivam a continuar com nosso trabalho! :)))

Abraços

caiobuca disse...

Ah, sim, eu tinha postado o Foxtrot também e o Pawn Hearts do Van der Graaf Generator. Vc que parece gostar de progressivo, caso não conheça Pawn Hearts, procure-o pois é um excelente álbum!

Aparentemente, esse blog tem algo contra esses 2 CDs e deletou-os sem mais nem menos. Talvez eu os poste aqui novamente dentro de alguns dias, porém, não sei qual o bug do blog que o faz deletar alguns posts. Achei que pudesse ser limite de banda, mas não é oq parece.

Qualquer coisa, tentarei postá-los depois.

Abraços :)

Arcádia Psicodélica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.