segunda-feira, 6 de julho de 2009

Jorge Ben Jor - 23 (1993)

Seria o Frank Zappa brasileiro? Para o leitor mais afiado e crítico, essa comparação pode parecer extremamente esdrúchula. Tem razão, musicalmente falando estão em lados extremamente opostos. Porém, tanto Jorge Ben como Zappa tem uma certa característica em comum. Ambos trabalham suas composições em cima de um lado cômico e irônico do cotidiano, ressaltando aspectos culturais de suas vivências e os tratando de maneira satírica e teatral.

Posso dizer que Jorge Ben é um pouco novo pra mim. Seus hits conheço há muito tempo, assim como podem ser familiares para a maioria dos brasileiros, daqueles que tocavam direto nas rádios como "W-Brasil" e "Fio Maravilha". Porém, pegar para escutar algo com mais atenção foi só agora, o que não permite destacar talvez o seu melhor álbum, ou talvez suas fases, suas decadências e seu estilo característico, já que está há praticamente quarenta anos no ramo.


O que mais me chamou atenção até agora foi o álbum "23". Em algumas passagens, me lembra até um pouco o "Pet Shop: Mundo Cão" de Zeca Baleiro que postei há pouco, mas mantém-se original a sua própria maneira. Talvez as inspirações do álbum que sairia 9 anos mais tarde tenha sido justamente esta.

Vale a pena conferir para quem, como eu, ainda não conhece muito desse interessante artista e, para os mais informados no assunto, compartilharem suas opiniões sobre o mesmo.


1 - Alcahol (6:03)

2 - Eu Sou Cruel (4:38)

3 - Engenho de Dentro (5:16)

4 - Moça Bonita (4:47)

5 - Mulheres No Volante (3:57)

6 - Cowboy Jorge (4:30)

7 - Bumbo da Mangueira (4:32)

8 - Princesa (5:19)

9 - Goleiro (Eu Vou Lhe Avisar) (5:26)

10-Spyrogyra Story (11:36)


DOWNLOAD


postado por Caio Bucaretchi

Nenhum comentário: