sábado, 18 de julho de 2009

Post Rock: Explosions in The Sky

Corrigindo, Poulsen é o camisa sete da Dinamarca, não Paulsen.

Prometido: Cara nova aqui no blog. Música nova, banda nova, de um estilo novo. O tal do Post Rock, um negócio completamente viajado, ora prog, ora psicodélico, asas livres à criatividade e imaginação. Afinal, nem sempre é necesário palavras pra transmitir emoções.

Essa banda confesso que conheci a muito pouco tempo, mas que me impressionou gigantescamente. Músicas longas, bonitas, de diferentes progressões e harmonias, que muda repentinamente, ora estourando, ora rallentando, ora presto. As composições são de extremo bom gosto, delicadeza e ao mesmo tempo energia. Um incrível resultado de arrepiar e fazer com que passemos horas no escuro deliciando-nos com esse som maravilhoso, completamente viajado , de encher o ambiente de vibrações positivas.

Não sei quanto aos outros, mas de primeira esse estilo me lembrou o simbolismo, movimento literário do século passado. Isso mesmo, alguma espécie de sinestesia intelectual inesperada senti ao ouvir o som. Isso porque a música desses caras incrivelmente consegue transmitir um misto de sensações tão profundas, tão reais e ao mesmo tempo tão imaginárias e reconfortantes, que me sinto em um quadro simbolista. Parece que estou em um passeio de carro na madrugada pela cidade que nunca dorme, talvez tocando suavemente as luzes dos postes que acariciam o asfalto e dançam com as árvores ao vento. Ou em um voo transcendental por campos de líros e rosas, enquanto de longe avistamos um moinho em seu ciclo interminável. Talvez deitado em uma extensa planície a noite observando o céu estrelado, respirando o ar puro e fresco, e ao nosso redor uma névoa cobre evanescentemente as colinas, em imagens efêmeras, as saudades eternas de algum tempo que nunca vivi. Ou melhor dizendo, todas as sensações simultâneas e ao mesmo tempo tão claras.. Um som completamente trascendental.

Lembra violeta de outono. Talvez os caras fizeram esse som e esse estilo bem influenciados, mesmo que inconscientemente pela Violeta ( a começar pelo nome e pelas sensações) e também Pink Floyd.


O estilão Post Rock eu ouvi recentemente. Sinceramente, não posso dizer muito à respeito, exceto que fiquei muito impressionado pelo menos por essa banda e que tenho a profunda sensação de que já tinha pensado em algo assim musicalmente. Ou talvez seja apenas saudades.....enfim, deixa pra lá.

Melhor ouvir .


Link com todas as discografias ( achei mais cordial postar o link do blog que tem esses cds do que copiá-los. Mas recomendo principalmente The earth is not a cold dead place)

Boa Audição

Blogue Chemicall Blog ( ainda bem que passei em química geral 100 se não teria calafrios ao ouvir essa palavra) : http://chemicallblog.blogspot.com/2007/09/explosions-in-sky.html


Postado por : RICARDO FRANCO

Nenhum comentário: