domingo, 22 de agosto de 2010

Little Walter

Boa noite a todos os leitores do Blog.

Após um longo período sem postar, espero reunir forças e motivações o suficientes para que freqüentemente possa servir-lhes com um bocado de boa música. Devo dizer que é um pouco frustrante, após três anos de Blog, desfrutar de uma certa falta de resultados, no âmbito de ainda possuirmos poucos seguidores e comentários. Por isso peço gentilmente a vocês leitores que comentem, pois o único motivo pelo qual escrevemos é compartilhar nossos gostos em relação à artes, de tal forma que o comentário, por mais singelo que seja, nos fornece motivação para que continuemos a escrever, uma vez que nosso esforço de ouvir, escrever e analisar o elemento em questão é mais do que bem recompensado ao notarmos que há reconhecimento, em outras palavras que não estamos escrevendo ao léu, para leitores fantasmas.
Agradeço a quem nos segue e a quem baixa os cds aqui postados, de maneira alguma quero ignorar nossos seguidores e os comentários aqui feitos. Ainda, é visível um certo desânimo de minha parte em escrever novos textos, mas como lhes disse anteriormente, parte disso se deve a sensação de ausência de reconhecimento.

Bom, ao que interessa, vos apresento uma pérola do Blues: Little Walter.





Little Walter, nascido Marion Walter Jacobs em primeiro de maio de 1930 na cidade de Marksville, Lousiana, foi um dos maiores gaitistas que já pisaram nesse planeta. Criado na zona rural de Alexandria, Little Walter cedo abandonou a escola para trabalhar e conseqüentemente muito jovem chegou à Chicago, a idade de 15 anos, sendo portanto um dos membros do que se denomina "Chicago Blues" ou blues urbano, composto por músicos negros que abandonaram a zona rural e partiram para a cidade grande em busca de melhores condições de vida. Isto sempre foi uma constante em sua música, no sentido da solidão da vida urbana, bem como na música feita pelos bluesman que se encontravam em semelhante situação.Embora sua música possuia raízes nesse estilo, suas intepretações possuiam certo sofisticamento que o diferenciava de outros músicos e foram o motivo de seu tremendo sucesso. Dificilmente se vê em Little Walter composições referentes à saudade da terra natal e temas rurais , mas podemos dizer que a solidão da vida urbana, bem como a dificuldade da vida urbana são temas muito comuns em suas letras, como esse trecho de Mean Old World:
"
This is a mean old world,
tryin' to live in by yourself
This is a mean old world,
tryin' to live in by yourself
Can't get the one you're lovin',
have to use somebody else
"

Walter acompanhou diversas lendas da música norte americana negra, tais como Muddy Waters,Willie Dixon, Hound Dog Taylor e Floyd Ross, e desde muito cedo foi influenciado por músicos também não menos que lendários, como Sonny Boy Willianson II. Walter foi um dos pioneiros no uso de amplificadores para a harmonica, uma vez que quando o blues se eletrificou na época, era impossível de a gaita soar com o som da guitarra, baixo e bateria em volumes muito maiores. Assim, várias técnicas da harmônica foram originalmente criadas ou largamente difundidas por ele, como o uso de "drive" ( distorção) no som da gaita e creio eu, ao ouvir o disco,o reverb como certo elemento de ambientação para o instrumento.

" I'm gonna roam this old Highway, until the day i die"

O fraseado bluesísitico de Walter também é impressionante, de modo que ele é considerado um virtuoso do instrumento tamanha a capacidade técnica e feeling que possuía. Walter também cantava, mas seu grande legado foi o vocabulário musical por ele criado. Certas músicas e certas frases possuem um certo quê de Jazz ( pelo menos para mim hehe =D, cabe a vocês decidirem) Certas vezes ele é comparado com Hendrix e Charlie Parker em relação à revolução que foi na época e para a música moderna, bem como Jimi e "The Bird" foram em seus instrumentos e épocas. Ele por duas vezes fez tournes na Europa.
Walter morreu com 37 anos por causa natural, embora diga-se que sofreu complicações após uma briga de bar.


DOWNLOAD



senha:360grauss.blogspot.com

Crédito : http://360grauss-mp3.blogspot.com/


Postado Por: Ricardo Franco

Um comentário:

Givas disse...

Para os fãs desse cara SENSACIONAL, deixo uma dica: Chess Records (ou Cadilac Records - em português) é um filme que conta a trajetória da gravadora que lançou grandes nomes da música como Mudy Waters, Little Walter, Etta James, Chuck Berry e até os mirins da época (claro), Rolling Stones!
ASSISTAM! É BOM DEMAIS!