Esta noite começou com um comentário do meu amigo Caio, que não sei o porquê, era um comentário que eu iria fazer com ele. Survival é um dos melhores álbuns de música já feitos no planeta terra. E nós estávamos ouvindo ele, cada um em seu recinto, admirando esse petardo músical.
Bom, Grand Funk Railroad é uma banda norte-americana de hard rock com forte pegada blues mas que sempre flertou, durante sua carreira, com diversos outros estilos musicais, dentre os quais posso citar o jazz, funk, gospel, e folk. Um gigantesco caldeirão de influências que brotou na época de ouro do rock'n roll mundial, isto é, em pleno início dos anos 70.
Formado incialmente por Mark Farmer ( teclados, guitarras e vocais princiapais), Mel Schacher (baixo), e Don Brewer ( baixo e vocais princiapais também) em 1968 na cidade de Flint, o nome da banda deriva de Grand Trunk Western Railroad, uma conhecida linha de trilhos de trem que opera por todo os EUA, bem como em Michigan, estado natal da banda.
A banda, que outrora já foi a mais quente do cenário musical da época, faz um som realmente impressionante, ainda mais se lembrarmos que há apenas três integrantes. Ao mesmo tempo em que ela soa pesada, inovadora e diversas vezes agressiva, não há perca da consistência, da harmonia, coerência e qualidade. Survival, lançado em 1971, foi considerado pela própria banda, como está registrado nos créditos, o primeiro álbum de estúdio da banda. Não que eles nunca haviam lançado discos de estúdio, mas é que esse foi o primeiro álbum em que se concentraram durante um tempo, mais precisamente dois meses, após o término de uma tourné na Inglaterra, com foco unicamente nesse projeto. Ainda, como o estúdio em que eles gravavam mudara de lugar, foi necessário anteriormente à gravação um imenso trabalho de recriação do ambiente e som, ambos infimamente interrelacionados. E o resultado é fenomenal, um tanto quanto mais sofisticado que os álbuns anteriores, mas mesmo assim sem perder a "pegada", o "punch" da banda.
encarte interno de Survival
Os membros da banda sempre diziam que há um lado espiritual, algo com uma energia que se incorpora junto aos integrantes enquanto tocam e tornam o som tão especial. Resultado disso são diversas lendas e até mesmo anedotas engraçadas, como o fato de ter nascido uma criança durante um show da banda, cujo batismo foi Grand Funk Railroad.
O grupo muitas vezes foi e é malhado pela crítica; aliás, isto ainda é constante: podemos ver que Survival é classificado com 2 estrelas pela Rolling Stones e três estrelas pela All-Music. Lamentável, não irei argumentar arrogantemente dizendo que não manjam nada de música, mas o fato é que esse disco é absolutamente incrível. Obviamente havia jogos de interesse e poder por de trás disso tudo, como observou o então empresário da banda, Terry Knight.
Também podemos ver que não é uma banda muito conhecida nos dias de hoje, de alguma maneira ela adentrou o ostracismo, o que é uma lástima.
Bom, o álbum, além de possuir uma arte gráfica interessante, com os membros todos vestidos de homens das cavernas, está recheado de imagens muito bacanas de flyers e concertos. Quando ele foi remasterizado, foi adicionado as faixas orginais de três músicas, que são Country Road, All you've got is money e Feelin' allright. Gosto de pensar que ESTE é o álbum original, pois as músicas são mais compridas e bem mais " viajadas", com mudanças de andamentos e temas que beiram o progressivo.
A faixa número 1 é Country Road, bela canção com tema um tanto quanto folk/country cuja letra refere-se ao retorno à simplicidade e felicidade da vida no campo, tão diferente da vida conturbada e violenta da cidade, cheia de obrigações. Na versão estendida, há um interlúdio com mudança de andamento e tema, com um fundo tocado no orgão, de maneira que a música rallenta para o grande solo de guitarra feito por Farmer, além da adição de uma estrofe a mais na letra. Logo após, começa a quebradera funk All you've got is money, cuja versão sem cortes possui já na introdução um riff com wah wah e na segunda parte após o refrão um solo viajadaço de harmônica. Essa pessoalmente é minha música favorita, com paradas sensacionais, groove fodido, refrão fodido, e letra incrível ( aspecto que esqueci de dizer: as letras da banda são ótimas, contestadoras, pacifistas , ambientalistas e questionando sempre os valores da sociedade da época, observando perplexamente como nos autodestruímos pelo trabalho ou dinheiro ). Ouça o que o baterista faz nessa música, é pavoroso, bem como o interlúdio repleto de exclamações e gritos entre o solo de guitarra e o final, que é pura quebração, onde novamente Farmer e Don mostram-se inspiradíssimos.
Confort me é uma música fenomenal, que começa com um riff tranquilo, leve, confortador e quente, e que possui um incrível poder de curar o ânimo após um dia de contrariedades. De fato, eles conseguem expressar isso na música. A seguir, um cover de Joe Cocker, Feelin' Alright, também repleta de boa energia. A quinta música, I want freedom, tem uma introdução bastante bacana no orgão, e curiosamente, a banda gravou as discussões dos membros de como a música devia soar e as deixou no início da gravação, podendo assim ser possível identificar o que estão falando. Ela possui um forte tema gospel com o apoio do orgão, o que a embeleza muito.
I can feel him in the morning fala sobre Deus, guerra, novo mundo e suicídio, e nela há um começo com crianças falando sobre Deus. Ela começa lentamente, com Don cantando e a guitarra acompanhando, para depois iniciar um coro novamente bem influenciado pelo Gospel, quando subitamente ocorre um interlúdio de orgãos que beira o progressivo, para então retomar o ciclo da música. De fato, incrível, como a própria banda reconheceu ser essa música e seu arranjo.
O álbum finaliza com um cover pesadíssimo de Rolling Stones, Gimme Shelter, dotada de um clima sombrio e agressivo. Chega a ser irônico, uma banda que na época superou o Rolling Stones em audiência, público e fama, gravar um cover justamente deles. Para o álbum remasterizado, foram adicionados I can't get along with society e Jam, além das três já mencionadas.
Baixe o álbum e se delicie com o que há de melhor na música.
DOWNLOAD 1 - cd original
DOWNLOAD 2 - álbum remasterizado
1 - Country Road
2- All You've Got Is Money
3-Confort Me
4-Feelin' Alright
5- I want freedom
6- I can Feel Him In The Morning
7- Gimme Shelter
bonus track ( só para 2)
8 - i can't get along with society
9-Jam ( footstompin' Music)
10 - Country Road ( original)
11- All you've got is money(original)
12- Feelin' Alright ( original)
1 - Country Road
2- All You've Got Is Money
3-Confort Me
4-Feelin' Alright
5- I want freedom
6- I can Feel Him In The Morning
7- Gimme Shelter
bonus track ( só para 2)
8 - i can't get along with society
9-Jam ( footstompin' Music)
10 - Country Road ( original)
11- All you've got is money(original)
12- Feelin' Alright ( original)
Postado por: Ricardo.
5 comentários:
Sa, mikteryouna Gurando Funk Railroado!
Hehe, só imaginando um japonês apresentando o grupo de acordo com o capa.
foda esse álbum
Rairurorudo na verdade, haha
Nó, pirei Caio!
Muito bom esse som!
Na verdade o post é do Ricardo =)
Se quiser mais coisa foda do Grand Funk dá uma olhada no Red Album e no E. Pluribus Funk. Excelentes também.
Abraços
não se esqueça do closer to home também!
Postar um comentário