quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

David Bowie - Diamond Dogs (1974)

Durante sua extensa carreira artística, Bowie se tornou conhecido pela grande variedade de estilos pelos quais navegou, prática que lhe rendeu o apelido de "Camaleão do Rock". No entanto, podemos dizer que ele é um camaleão em sua própria existência. Ele é o que faz. Durante todas as transições pelas quais sua carreira passou, não é difícil apontar que o próprio músico sofreu várias metamorfoses.

Bowie surge como jovem talento com Space Oddity para cerca de 2 anos depois criar junto ao nascimento de uma das personalidades mais marcantes da música pop, o marciano Ziggy Stardust, aquilo que seria chamado Glam Rock. Ao se desvirtuar da imagem de Ziggy Stardust, Bowie ainda faria grandes peregrinações pela Dance Music, Pop Music e muitas outras obras, cada uma aparentemente distoante da última.

Por ser um artista de obra tão extensa, não é difícil apontar os muitos méritos de David Bowie. Poderia dedicar esse espaço a muitas de suas maravilhas musicais, como Space Oddity, Alladin Sane, Hunky Dory (Clássico imperdível), Rise and Fall Of Ziggy Stardust, entre muitos outros. No entanto, vou dedicá-lo apenas a um de seus álbuns conceituais: Diamond Dogs.

O álbum Diamond Dogs é um divisor de águas na carreira de Bowie. Se em Space Oddity (seu primeiro álbum) Bowie começava a aplanar o terreno para aquilo que seria o Glam Rock, a partir de Diamond Dogs ele começa a se afastar do estilo. Seria impossível Bowie apagar o que ele havia feito e também ainda era pra ele muito difícil se desapegar de suas obras anteriores, mas tudo insinua que ele queria experimentar coisas novas.

A escolha do tema para sua obra conceitual, no entanto, não é nada sutil. Como se ele mesmo procurasse escancarar para o mundo que agora optara por mudar seus rumos, Bowie faz uma obra baseada no livro de temática pós-apocalíptica de George Orwell: 1984 (como fica claro nas canções We Are The Dead, Big Brother e, é claro, 1984). Reza a lenda que o artista planejava até mesmo fazer uma adaptação cinematográfica do livro, mas não obteve a licença sobre os direitos autorais de Orwell.

Tecnicamente, Diamond Dogs é uma compilação de todas as influências musicais da época. David Bowie passa a flertar então com o progressivo, o Hard Rock, o Soul e até com um pouco de Disco, jogando violentamente tudo em sua panela de pressão e misturando àquilo que ele próprio já havia produzido anteriormente. Em uma abordagem mais radical, pode-se dizer que Diamond Dogs foi a contribuição de Bowie para o que viria a ser o Punk alguns anos depois, afinal, nada mais apropriado para tratar de um tema pós-apocalíptico do que anarquia musical, e é exatamente disso que Diamond Dogs se trata.


capa pintada por Guy Peellaert



1- Future Legend (1:01)
2- Diamond Dogs (6:04)
3- Sweet Thing (3:39)
4- Candidate (2:40)
5- Sweet Thing Reprise (2:32)
6- Rebel Rebel (4:33)
7- Rock'n Roll With Me (4:02)
8- We Are The Dead (4:59)
9- 1984 (3:27)
10-Big Brother (3:20)
11-Chant Of The Ever Circling Skeletal Family (2:08)

DOWNLOAD


postado por Caio

3 comentários:

A Sombra do 79 disse...

Ótimo blog parceiro... belos sons.

abrAÇOS

A Sombra do 79 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Arcádia Psicodélica disse...

"We are the dead"
nós somos os mortos
vós sois os mortos, diz a teletela.
melhor parte do livro, haha.