sábado, 6 de setembro de 2008

Camel - Moonmadness (1976) + The Snow Goose [repostagem] (1975)


Camel é uma banda britânica de Rock Progressivo. Já havia sido postado o álbum "The Snow Goose" do grupo aqui no blog, mas este foi deletado por acidente, portanto, será repostado. A resenha, no entanto, tratará de outro disco do grupo: Moonmadness.

O álbum Moonmadness foi lançado um ano depois de "The Snow Goose" e completa a primeira fase da carreira do grupo, sendo o último álbum com a formação clássica do grupo. Depois da dissolução, a banda passaria a fazer um som um pouco menos ligado ao progressivo e tendendo mais aos lados do Pop, onde passaria por um tempo. Esta formação clássica consistia do tecladista Peter Bardens; o guitarrista Andrew Latimer (que também assumia a flauta transversal em alguns momentos); o baixista Doug Ferguson e o baterista Andy Ward.

Moonmadness completa a tríade de álbuns geniais do grupo, sendo estes o próprio Moonmadness, The Snow Goose e Mirage. Ao contrário dos dois álbuns que o antecedem, este disco procura ausentar-se das influências literárias (Sendo Mirage em alguns momentos influenciado por "O Senhor dos Anéis" de J.R.R Tolkien e The Snow Goose pelo livro "The Snow Goose" de Paul Gallico, escritor americano) e fazer um som um pouco mais ligado aos músicos que o integravam, apenas baseando-se nas inspirações e idéias do grupo. Outra coisa que o grupo retoma nessa etapa intermediária da carreira é a presença dos vocais nas composições, o que ficou de fora em The Snow Goose.

O álbum abre com Aristillus, uma faixa rápida e totalmente estruturada nos sintetizadores de Bardens, é como uma iniciação ao álbum, assim como The Great Marsh em The Snow Goose. "Song Within A Song" é um dos grandes destaques do álbum, com vocais sintetizados e várias alternâncias rítmicas no desenvolvimento do tema. "Chord Change" é o primor instrumental do álbum, faixa esta que apesar de conter vozes, elas fazem a mesma função de qualquer outro instrumento que integra. Notam-se até algumas influências Jazzísticas. "Spirit Of The Water", tem dois destaques no álbum, a faixa principal e a bônus. Ambas são excelentes e acalmantes. A principal diferença entre as duas não está nos sentimentos transmitidos, mas na instrumentação, sendo a principal estruturada por diferentes instrumentos, e a bônus um ótimo concerto de piano arranjado por Bardens. "Another Night" contrapõe-se às ambientações antes apresentadas, trazendo temáticas sonoras que ora se aquecem, ora esfriam. "Air Born" segue nas mesmas tendências da anterior. A presença da flauta e dos sintetizadores se completam para dar origem a uma bela canção, tanto em sua parte instrumental como a vocal. "Lunar Sea" fecha o álbum com chave de ouro em outra faixa instrumental. Considerando-se que Bardens seria, mais tarde, um dos simpatizantes à criação da música eletrônica, alguns verão semelhanças consideráveis nos timbres utilizados pelos sintetizadores nesta canção em particular com as tendências musicais que se estabeleceriam algumas décadas depois. Mais um ótimo álbum de uma igualmente ótima banda.

Moonmadness
1- Aristillus (1:57)
2- Song Within A Song (7:14)
3- Chord Change (6:44)
4- Spirit Of The Water (2:07)
5- Another Night (6:57)
6- Air Born (5:03)
7- Lunar Sea (9:10)
Faixas-Bônus
8- Another Night [Single Version](3:24)
9- Spirit Of The Water [Instrumental](2:13)
10-Song Within A Song [Live](7:14)
11-Lunar Sea [Live](9:51)
12-Prepartion/Dunkirk [Live](9:32)

The Snow Goose
(REPOSTAGEM)
1-The Great Marsh(2:03)
2-Rhayader(3:02)
3-Rhayader Goes To Town(5:20)
4-Sanctuary(1:06)
5-Fritha(1:19)
6-The Snow Goose(3:12)
7-Friendship(1:44)
8-Migration (2:02)
9-Rhayader Alone (1:50)
10-Flight Of The Snow Goose(2:41)
11-Preparation(3:59)
12-Dunkirk(5:20)
13-Epitaph(2:08)
14-Fritha Alone(1:41)
15-La Princess Perdue(4:44)
16-The Greath Marsh(1:41)

Moonmadness
DOWNLOAD


The Snow Goose
DOWNLOAD

postado por Caio Bucaretchi

Um comentário:

Ana Paula Barros disse...

Valeu pelo site e pelos liks disponibilizados. Estava querendo baixar há muito tempo estes álbuns. lol