sábado, 9 de agosto de 2008

Country Joe & The Fish - Electric Music for the Mind and Body (1967)


Durante a década de 60, o mundo encontrava-se divido entre as duas grandes vencedoras da segunda guerra. O povo norte-americano que acabava de se ver livre dos horrores de um mundo que havia sido aterrorizado pelo Holocausto e pelo Nazi-Fascismo, logo se encontrava englobado na Guerra Fria e, decorrente desta, a Guerra do Vietnã.

A sociedade Tradicionalista dos Anos 50 havia ido embora. Era agora a vez dos revolucionários Anos 60. Todo o stress gerado por um mundo em constantes conflitos permitiu o surgimento de uma nova cultura. Era a época dos protestos, do LSD, do movimento Hippie e da Psicodelia; surgidos nos subúrbios de São Francisco, mais especificamente no histórico bairro de Haight-Ashbury.

As influências da onda da Psicodelia logo se fizeram presentes na cena musical norte-americana, com o surgimento de bandas de Rock Psicodélico tais como The Grateful Dead, Jefferson Airplane, The Jimi Hendrix Experience e Country Joe & The Fish. A música psicodélica tornou-se indispensável ao movimento, hoje tida como sua maior representante e na época a grande catalisadora do ativismo social intencionado pelo movimento em si.

Country Joe & The Fish foi uma das mais influentes bandas da época, fazendo um rock de ótima qualidade e marcada pela grande quantidade de protestos à Guerra do Vietnã em suas composições. Sua canção mais famosa, "I-Feel-Like-I'm-Fixin'-to Die Rag" tornou-se um dos grandes hinos a favor da paz, imortalizada após a grande performance do grupo em 1969, em Woodstock.

Electric Music for The Mind and Body é um dos marcos da década e de toda uma geração, fazendo-se de influência para muitos jovens. O álbum abre com a ótima "Flying High", acompanhada da guitarra elétrica de Barry Melton. "Not So Sweet Martha Lorraine" é outra grande composição, guiada pelo orgão de David Cohen. Os grandes destaques do álbum, no entanto, ficam para "Section 43", marcante do começo ao fim, "Love", outra música também famosa pela performance do grupo em Woodstock, com Barry Melton nos vocais e à bela "Grace", uma clara referência à vocalista do Jefferson Airplane, Grace Slick. Um discasso imperdível.

1- Flying High (2:43)
2- Not So Sweet Martha Lorraine (4:26)
3- Death Sound (4:28)
4- Porpoise Mouth (2:53)
5- Section 43 (7:28)
6- Super Bird (2:09)
7- Sad And Lonely Times (2:28)
8- Love (2:26)
9- Bass Strings (5:05)
10-The Masked Marauder (3:14)
11-Grace (7:04)

DOWNLOAD

postado por: Caio Bucaretchi