sábado, 23 de agosto de 2008

Mahavishnu Orchestra - Birds Of Fire (1972)

Mahavishnu Orchstra, liderada pelo virtuoso e aclamado guitarrista John McLaughlin, é outro dos grandes pioneiros do Jazz-Fusion, unindo vários elementos do Jazz e do Rock e fazendo um som um pouco mais pesado que, por exemplo, Return To Forever e Weather Report, bandas incluídas no mesmo gênero.

Um fato curioso quanto ao grupo é a composição deste, sendo formado por membros de diferentes países. John McLaughlin é inglês; o baterista Billy Cobham, Panamenho; Rick Laird, o baixista, é Irlandês; Jan Hammer, o tecladista, é Tcheco e o violinista Jerry Goodman é Estadunidense. Unindo as diferentes influências culturais ao som que se resulta, nota-se que este é único.


Apesar de ser considerada uma banda de Fusion, o Mahavishnu Orchestra se aproxima em vários momentos também do Rock Progressivo, fazendo um som marcado pelo experimentalismo de sintetizadores, distorções de guitarra e várias alternâncias rítmicas, contrapondo-se aos padrões de grande parte dos outros grupos de Fusion. O uso de improvisações extraordinárias e freqüentes, no entanto, colocam o conjunto novamente nos trilhos do Jazz.

Birds Of Fire, o segundo álbum lançado pelo grupo, é um dos grandes trabalhos do mesmo. A canção-título abre o disco, sendo um dos grandes destaques e mostrando todo o virtuosismo e capacidade técnica de McLaughlin e do resto do grupo. As composições seguintes, "Miles Beyond" e "Celestial Terrestrial Commuters" são provavelmente as mais Fusion do álbum. "Sapphire Bullets Of Love", apesar de curta volta a trazer aproximações ao Prog. "Thousand Island Park" é um belo Jazz acústico e bastante tranqüila, nem parecendo ser do mesmo grupo de autoria da música que abriu o álbum, "Birds Of Fire". Em seguida vem Hope, outra que une elementos do Fusion e do Progressivo. "One Word" lembra bastante as tendências do Rock na época, também trazendo algumas nuances de Funk. O álbum fecha em grande estilo com "Resolution", em minha opinião a mais Progressiva do álbum inteiro. Ótimo disco!

1- Birds Of Fire (5:50)

2- Miles Beyond (4:48)

3- Celestrial Terrestrial Commuters (2:55)

4- Sapphire Bullets Of Pure Love (0:24)

5- Thousand Island Park (3:24)

6- Hope (2:00)

7- One Word (9:58)

8- Sanctuary (5:06)

9- Open Country Joy (3:56)

10-Resolution (2:09)


DOWNLOAD

postado por Caio Bucaretchi

Nenhum comentário: