Pink Floyd é um dos grandes nomes do Rock Progressivo, gênero musical que teve seu auge na década de 70. Este reconhecimento da banda dá-se principalmente pelo magnífico e aclamado álbum “The Dark Side Of The Moon”, com certeza a obra prima do grupo. Na época, o conjunto era liderado pelo ainda franzino guitarrista e vocalista David Gilmour e pelo baixista Roger Waters. O grupo, no entanto, surgiu na década de 60 e tinha como frontman na época o polêmico Syd Barret, que no caso cumpria o papel de vocalista e guitarrista, mais tarde substituído pelo já citado Gilmour.
Na primeira formação da banda, ainda com Barrett, as composições do grupo eram
mais voltadas à psicodelia característica da época, principalmente alimentada por
"viagens" munidas a LSD e procurando estabelecer uma ligação com o surrealismo no som
produzido. O resultado foi o magnífico "The Piper At The Gates Of Dawn", o primeiro long play da banda e o único com Syd Barrett. Na época, o álbum recebeu certa neutralidade crítica. Hoje, é considerado um dos marcos da psicodelia britânica.
O disco abre com a extasiante "Astronomy Domine", cuja influência psicodélica é latente, havendo uma quase que total desvinculação para com o som que o grupo produziria na década seguinte. O álbum atinge seu auge com a surrealista "Pow R Toc H" e a hipnotizante "Interstellar Overdrive", além da bela e cativante "Chapter 24". Um disco muito bom em todos os aspectos.
1- Astronomy Domine (4:15)
2- Lucifer Sam (3:09)
3- Matilda Mother (3:05)
4- Flaming (2:47)
5- Pow R Toc H (4:25)
6- Take Up Thy Stethoscope And Walk (3:08)
7- Interstellar Overdrive (9:41)
8- The Gnome (2:14)
9- Chapter 24 (3:53)
10-The Scarecrow (2:11)
11-Bike (3:27)
postado por: Caio Bucaretchi
2 comentários:
Primeira grande postagem pelo mestre Bucaretchi!
barrett tem dois t atras junto
Postar um comentário