sábado, 16 de agosto de 2008

Ten Years After!



Ten Years After. A primeira vez que eu ouvi essa banda, putz, não vou me esquecer. Num DVD de Woodstock, chega um cara loiro bem drogado com um vozerão e começa a falar: essa é uma chamada " Going Home by Hellicopter". E começa o momento de fúria, paixão. O cara parecia um demônio debulhando a guitarra com licks e riffs antológicos numa velocidade descomunal. Não, não era nada parecido com Steve Vai-Vai ou com Joel Satriani. Era algo a mais...a música tinha sentimento, faíscas incandescentes de magma roqueiro. Sim, eu nunca mais esqueci essa performace.


Alvin lee, vocais & guitarra, Leo Lyons, baixo, Chick Churchill, Teclado e pianos; e Ric Lee( que não é parente de Alvin Lee) na batera. A banda formou-se em 1967 e uniu rock n' roll, hard rock, som psicodélico, blues e jazz. Dotados de técnica invejável, o Ten Years After é para mim a melhor banda dos anos 60. O som é incrivelmente pesado para a época, levando em consideração as apresentações em Woodstock e o álbum Live in Europe ( Recorded Live). Mas para vocês entenderem do que estou falando, nada melhor do que baixar os álbuns que aqui postarei.


Ten Years After é o primeiro álbum da banda, lançado no ano 1967. A arte de encarte é muito piscodélica, com a foto da banda ainda " muleque" destacada frontalmente de maneira meio embaçada e o título escrito em letreiros coloridos.

Este álbum é excelente. Abre com um som rock'n roll blues à la " Memphis". A segunda já é um biscoito finíssimo: " I Can't Keep From Cryin' Sometimes", um jazz blues fusion demais, com solos maravilhosos de Alvin Lee, o grande mago da guitarra. " Adventures of a Young Organ" é um som que mostra bem a cara misturada da banda, com sons que alternam entre o psicodélico, jazz e blues em 2 minutos e 40 segundos. A única irregular " Losing The Dogs" dá uma textura meio country, mas que felizmente desparece nas próximas " bluesy " " Feel it For me" e " Love You Until i Die", com solos de harmônica efetuados por Alvin Lee. A acústica " Don't want you Woman" não deixa a peteca cair, e sua textura é muito semelhante aos " Spirits-Blues" do sul profundo dos estados unidos, ou seja, Muddy Waters e compania. O gran Finale vem com a incrível música de 9 minutos " Help Me", um lindíssimo lamento sentimental em que Alvin Lee coloca toda a paixão em seus vocais.


Ten Years After é um álbum indispensável para quem gosta de música, digamos, de outro planeta. Nada mais a declarar.

1- I Want To Know
2- I Can't Keep From Crying, Sometimes
3- Adventures Of A Young Organ
4- Spoonful
5- Losing The Dogs
6- Feel It For Me
7- Love Until I Die
8- Don't Want You Woman
9- Help Me


postado por: Ricardo

2 comentários:

Arcádia Psicodélica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
caiobuca disse...

Sonzera!