quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Os Indomáveis

Os Indomaveis é o remake de um "bang-bang" clássico intitulado "Galante e Sanguinário". Para os leitores que estiverem se perguntando o porquê de não procurar um filme mais alternativo, eu respondo que "Os Indomáveis" é um filme de faroeste que merece ser ressaltado por sua temática praticamente não desfocada do aspecto comercial e por tratar-se, como já citado, da refilmagem de um filme clássico, mantendo a fidelidade do original até em muitas falas no decorrer do filme.

Dan Evans, interpretado por Christian Bale, (um excelente trabalho por sinal) é um rancheiro que se encontra em dificuldades financeiras. Ben Wade (Russel Crowe, outro trabalho muito bem realizado), é um perigoso foragido que acaba de assaltar uma diligência e parte para a cidade próxima ao rancho de Dan. Ambos se encontram no saloon, Dan reconhece o vilão e o mantém distraído até a chegada das autoridades, que prendem o foragido, sendo este levado a uma diligência em Yuma. No entanto, o grupo de oficiais não é o bastante para evitar a gangue de Wade durante todo o percurso. Em troca de dinheiro para salvar suas terras, Dan Evans aceita ajudar a levar Wade ao trem das 3:10, porém, a menor de suas tarefas será levar Wade à estação, pois sua gangue está disposta a matar qualquer um que se coloque à frente deles.

A sinopse realmente não é das melhores, mas sem dúvida o filme consegue manter-se fiel a seu original e fugir do rótulo comercial ao qual a maioria de filmes desse porte na atualidade tem se relacionado, com raras exceções, como Batman o Cavaleiros das Trevas e outros que futuramente possam ser citados aqui. O cenário do filme nos remete aos anos 50, época que foi filmado Galante e Sanguinário, clima texano típico de filmes do gênero, porém, com a vantagem da alta resolução e cores mais vibrantes ressaltando a ação e movimento do filme. A Trilha Sonora é um espetáculo à parte. Cativante, aprisiona os ouvintes, revelando um novo contexto. Esta acaba por compor um personagem discreto porém vital ao filme. As indicações que recebeu neste quesito foram merecidas, porém, infelizmente o filme não saiu vitorioso. A trilha típica faroeste, mas elevada a um novo nível. Sutil e agressiva, inconstante como cada um dos personagens.

No quesito atuação, o elenco é impecável. Todos os atores foram, no mínimo, grandiosos, fazendo com que os espectadores adentrassem à estória e, indo além, mostraram ainda o nível que filmes que abordam a mesma temática podem atingir hoje, com atores capacitados e com ótimas estórias, belas de ver e ouvir.

De maneira alguma quero desmerecer o filme original, mas hoje os atores e companhias de cinema encontram-se melhores preparados para realizar trabalhos épicos como é "Os Indomáveis". Digo isto pois o envolvimento dos atores foi tanto a ponto de o nome de Russel Crowe não aparecer nos créditos. Em todos os locais em que seu nome deveria supostamente aparecer, lê-se o nome Ben Wade. Apenas lamento o fato de o prêmio mais visado do cinema ser o hoje o Oscar, que, em alguns casos, acaba por ser extremamente influenciado pelas grandes produções Hollywoodianas. Enfim, "Os Indomáveis" merece toda a dedicação a que lhe fora dado neste espaço

Encerro minhas participação por aqui, pois creio que agora me faltam palavras para dar continuidade aos fatos. Recomendo aos Cinéfilos assistirem e se possível re-assistirem. A mitologia, o desenvolver e o final são cativantes, surpreendentes e próximos da perfeição (e) do real. Espero ter sido convincente e que procurem o filme, que sem duvida é um de meus favoritos.

Muito grato a todos pela atenção e um abraço.

Elenco

Russell Crowe (Ben Wade)
Christian Bale (Dan Evans)
Logan Lerman (William Evans)
Dallas Roberts (Grayson Butterfield)
Ben Foster (Charlie Prince)
Peter Fonda (Byron McElroy)
Vinessa Shaw (Emmy Nelson)
Alan Tudyk (Doc Potter)
Luce Rains (Delegado Weathers)
Gretchen Mol (Alice Evans)
Lennie Loftin (Glen Hollander)
Rio Alexander (Campos)
Johnny Whitworth (Tommy Darden)
Shawn Howell (Jackson)
Pat Ricotti (Jorgensen)
Benjamin Petry (Mark Evans)
Forrest Fyre (Walter Boles)
Luke Wilson (Zeke)

Elenco de Galante e Sanguinário:

Glenn Ford, Van Heflin, Felicia Farr, Leora Dana, Henry Jones (1), Richard Jaeckel, Robert Emhardt, Sheridan Comerate, George Mitchell, Robert Ellenstein, Ford Rainey, Dorothy Adams, Woody Chambliss, Barry Curtis (1), Richard Devon

Direção: James Mangold ( Os Indomáveis, 2007 ), Delmer Daves ( Galante e Sanguinário, 1957 )

postado por: João Paulo

Um comentário:

Unknown disse...

hahaah nem tinha percebido que o byron era o PETER FONDA!
ahahahahah bom filme jota!