Quando se fala da década de 70 em parâmetros musicais, logo remete-se a uma das épocas mais ricas culturalmente, junto à de 60, que viria a moldar a música popular como esta era conhecida. O Funk surgia dentro desse contexto, nos EUA. Derivado da fusão de estilos como a Black Music, o Rock e o Soul, a influência do gênero começava a se fazer presente no Brasil. A Banda Black Rio surge justamente com base nessa sólida influência, misturando o Funk norte-americano e o Jazz a ritmos brasileiros como o Samba e o Baião.
Fundado em 1976 no Rio de Janeiro pelo saxofonista Oberdan Magalhães, o grupo alcançou inicialmente grande sucesso nas pistas de dança cariocas. O sucesso da banda se alimentou principalmente da fusão de estilos já citada, trabalhando no Funk, mas valorizando a cultura brasileira com os ritmos seculares que compuseram toda a identidade musical do país. A receita foi tão bem sucedida que alcançou até certa fama no exterior, como por exemplo nas paradas britânicas.
Maria-Fumaça é o primeiro disco do grupo, trazendo somente faixas instrumentais. O disco abre com a faixa-título, "Maria Fumaça". Já à primeira-vista, é possível notar-se a forte influência do samba, misturando-se ao Jazz e ao Funk. "Na Baixa do Sapateiro" é a interpretação do grupo de uma das composições do mineiro Ary Barroso. Uma versão mais voltada para o Black e Funk. Quanto a "Mr Funky Samba" não há muito o que se discutir... é exatamente o que o título sugere. Os demais destaques ficam para "Metalúrgica", que procura explorar todos os ritmos que influenciam a banda, do Samba ao Funk e do Jazz ao R&B; "Baião", que desta vez traz ares nordestinos à música do grupo e "Casa Forte", no mesmo enfoque de "Metalúrgica" de misturar os vários ritmos diferentes, dando tons únicos à composição.
1 - Maria Fumaça (2:25)
2 - Na Baixa do Sapateiro (3:27)
3 - Mr. Funky Samba (3:39)
4 - Caminho da roça (3:03)
5 - Metalúrgica (3:02)
6 - Baião (3:00)
7 - Casa forte ( 2:22)
8 - Leblon via Vaz Lôbo (2:32)
9 - Urubu malandro (2:31)
10 - Junia (3:42)
DOWNLOAD
postado por Caio Bucaretchi
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
caralho esse cd é foda pra caralho!
Postar um comentário